logo

logo

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A Avaliação Vocacional



“...A escolha profissional é uma tarefa que o indivíduo realiza dentro de sua realidade social, e que, portanto, sofre influência das instituições que a compõem: a família, o grupo de pares (amigos) a escola e a própria sociedade.” Kathia Neiva - psicóloga

A Psicologia Vocacional, ou de orientação profissional, longe de ser considerada um modismo, surgiu na Alemanha há mais de 100 anos a partir da possibilidade de o homem realizar a sua escolha profissional. A Revolução Industrial fez com que os ofícios não fossem mais apenas uma herança de pai para filho, com isto, acabou por viabilizar opções, iniciando-se um processo de exigências de qualificação para o exercício de certos trabalhos.
Passado pouco mais de um século, milhares de profissões foram criadas ao mesmo tempo em que outras tantas deixaram de existir ou modificaram-se profundamente. Esta dinâmica requer que estejamos atentos à perspectiva de que novas profissões ainda surgem num processo de tamanha velocidade que a atualização nesta área passa a ser imprescindível.
Como agir para auxiliarmos nossos filhos em suas escolhas?  Qual o grau de influência que, como pais, exercemos nesta hora? O que sabemos do mercado profissional da atualidade?
Estudos da psicologia têm concluído que há vários aspectos que interferem na escolha profissional, dentre eles, por exemplo, o padrão de personalidade, as capacidades intelectuais, o autoconceito desenvolvido ou o tipo de ambiente social no qual somos criados. É preciso que tenhamos consciência disto, pois muitas escolhas (principalmente na adolescência) podem se dar em função da profissão da moda, daquela que dá mais status social e que aparente ser mais lucrativa, de outra  em que a família diz ser feita para nós, ou ainda, de alguma que nos prometam ser um “mercado em expansão”.
Um trabalho de assessoramento psicológico adequado, parte das premissas de que o jovem deva saber sobre o mercado de trabalho e que passe a ampliar seu conhecimento sobre si mesmo, o que leva à construção de um viável projeto de carreira. Deve ainda ser capaz de acolher as dúvidas, os medos e as ansiedades para, em análise, discutir sobre habilidades, potencialidades, motivações e expectativas profissionais. Não obstante, um processo de escolha profissional é algo continuado e resultado de uma série de decisões ao longo da vida, e não uma opção de última hora. A clínica psicológica tem demonstrado que muitas frustrações se dão em ambientes de trabalho, onde as pessoas passam a maior parte do tempo de suas vidas, daí, a importância da melhor escolha.
Decidir por uma profissão é optar por um estilo de vida, um modo de viver, pois uma nova identidade surge com o seu exercício, e o crescimento e o desempenho neste novo papel será tão mais exitoso na medida em que a decisão tiver sido a mais adequada.
 

César AR de Oliveira – psicólogo

Um comentário:

  1. Prezado Dr.Cezar,
    Gostaria de saber se tem alguma rede de contatos para eu encaminhar meu filho para avaliação vocacional. Resido em Campo Grande /MS.
    Qualquer ajuda é de grande valor.
    Grato
    Theófilo Gauze theofilo@live.com

    ResponderExcluir