logo

logo

Dicas de filmes e de leituras


FILME: CISNE NEGRO
Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas interiores, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis). 
Mais do que um filme premiado com Oscar, presta-se a analisar a relação (domínio/submissão)  entre mãe e filha, além de um grave processo paranóico.
 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

FILME: Comer, Rezar e Amar (2010) 

Elizabeth (Julia Roberts) descobre que sempre teve problemas nos seus relacionamentos amorosos. Um dia, ela larga tudo, marido, trabalho, amigos, decidida a viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro. E parte para a Índia, Itália e Bali, para se reencontrar numa grande viagem de auto conhecimento.
................................................................

FILME: O menino do pijama listrado

Alemanha, 2ª Guerra Mundial. Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo em um campo de concentração. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer para uma criança de sua idade. Ao explorar o local ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto aproximadamente de sua idade que sempre está com um pijama listrado e do outro lado de uma cerca eletrificada. Bruno passa a visitá-lo frequentemente, surgindo entre eles uma amizade.
As várias mensagens que se possam tirar deste filme, justificam. Fantástico.

**********************

LIVRO - FORA DE MIM

Em Fora de mim, Martha Medeiros vai ainda mais fundo na descrição de sentimentos universais provocados pela perda de seu casamento - comparada por ela a um acidente de avião -  em que os sobreviventes "percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas e o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave, (...) e sobe do chão um silêncio absoluto, (...) a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda."
A autora inicia sua narrativa visceral no instante da despedida, da queda, do fim trágico, nem além nem aquém da dor maior: quando se tem a certeza de que não há mais volta. Aos poucos, o leitor vai compreendendo como tudo aconteceu, como tudo afinal foi ficando fora de controle.
Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por um outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega aqui é um vício sem saída.
"Não resistirei. Sei que está tudo errado e que o sofrimento me alcançará a cada minuto (...) Não tenho mais forças para lutar contra o que se declara gigantesco em qualquer ser humano: a pulsão da entrega", confessa a narradora.

.....................................................................
FILME: ALÉM DA VIDA

A dobradinha Clint Eastwood / Matt Damon dá novos frutos (eles já trabalharam juntos em "Invictus'', de 2009). Bastante esperado, o filme "Além da Vida'', novo drama do diretor, traz a história de três pessoas geograficamente distantes, mas conectadas de maneira espiritual.

Damon é George Lonegan, um médium americano que vive em São Francisco e prefere esconder a explorar o dom que possui. Cécile de France é a jornalista francesa Marie LeLay que sobreviveu ao tsunami na Ásia em 2004 e Marcus (Frankie e George McClaren) é um garoto inglês que acabou de perder o irmão gêmeo e com ele a estabilidade de sua vida.

Cada um, à sua maneira, busca respostas para entender esse relacionamento estreito com a morte. No entanto, os três trilham caminhos que se convergem e o encontro inevitável irá transformar suas vidas e suas convicções.

O filme está em cartaz no Cine Arco Íris do Shopping Bella Cittá
(postado em 02 de fevereiro de 2011)