logo

logo

Artigos

*********      Estes artigos são uma coletânea de publicações em um périódico local (Passo Fundo - RS)  desde o ano de 2008      **********



DUAS HISTÓRIAS busca motivar muitas daquelas pessoas que precisam de um apoio para seguir em frente suas vidas.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Já se estressou no trânsito de sua cidade? Em DIRIGIR SEM ESTRESSE, passo minha visão como Especialista em Psicologia do Trânsito e Perito do DETRAN/RS para esta problemática que atinge até mesmo cidades de médio porte.

*-*-*-*-*-*-*-*
INTUIÇÃO: alguma vez você já fez uso dela?

/*-/*-/*-/*-/*-/*-/-*/*-/*-/*-/-*/*-/*-

OS GAÚCHOS E SEUS MITOS faz uma relação entre nós e nossos heróis.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

Você já passou pela situação de ter de cuidar dias a fio alguém doente? AOS CUIDADORES DE ENFERMOS alerto para a necessidade de se fazer isto com muita consciência e sem que se esqueça de olhar para si também.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Sobre algumas mentiras leva à uma autobservação sobre nosso comportamento no cotidiano com relação a acomodar algumas situações utilizando-se de uma "mentirinha".

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*
O título fala por si: Derrrame, a doença que mais mata! Acredite, uma ação preventiva pode evitar muitos dos casos. 

*-*-*-*-*-*-*-*--*

Sabe que cuidados você deve ter ao conviver com alguém que tenha transtorno de humor bipolar. BIPOLARIDADE: Altos e baixos em cada pessoa é um comentário sobre um livro escrito por uma pessoa que descobriu-se com o transtorno e aprendeu a lidar com a situação.

*-*-*-*-*-*-*-*-*
A importância dos animais para a psicoterapia trata sobre a interação entre os homens e seus animais e como aproveitar os benefícios psicoterápicos disto.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*
Perdão e psicologia coexistem? É uma pergunta destinada a mobilizar a possibilidade de conciliação destes termos. Perdão não é atributo exclusivo de religiões, é ato humano.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Em O silêncio e a psicoterapia deixo clara minha opinião sobre a importância de cuidarmos de nós mesmos.
*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Timidez é um tema que pode interessar àquelas pessoas que por causa dela tenham ou estejam enfrentando algum problema de relacionamento afetivo ou social.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
Todos queremos viver muito, mas a qualidade de nossas vidas dependem do cuidado que damos a ela. Viver muito.Com qualidade nos leva a retomarmos certos cuidados.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Dependência de jogos na Internet busca chamar a atenção dos pais sobre o comportamento dos filhos frente a um computador a fim de que possam identificar quando o uso de jogos venha a caracterizar-se como um transtorno.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*
O consumo de bebida de álcool é um problema de saúde mundial e não exclusivo aos homens. Quando as mulheres bebem... traz uma reflexão para que ampliemos nossas preocupações com tais excessos também da parte do universo feminino.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*
O próprio título define Estresse de Professores como um artigo voltado a abordar esta temática recorrente na profissão e geradora de outros tantos sintomas que os levam ao adoecimento.


*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
O artigo intitulado Lésbicas, nossos corpos nos pertencem!!! diz respeito a um público feminino que procura espaço e reconhecimento social em suas formas de ser.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-**-
Em A homossexualidade lhe incomoda? levo à reflexão sobre os preconceitos existentes em comportamentos sexuais, sobre o quanto muitas pessoas sofrem em decorrência disto.


*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*
Em A Avaliação Vocacional relato sobre minha experiência em trabalho com adolescentes que estão indecisos quanto a suas escolhas profissionais.


-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
A (nova) mulher de 50 anos aborda sobre o quanto o maduro mundo feminino pode reinvestir em si mesmo. Valorizar mais sua sexualidade, elevar sua autoestima e propor-se objetivos, são ações que garantem a estas mulheres mais qualidade de vida.


-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*
A felicidade permitida no carnaval é um artigo que oportuniza reflexões acerca de sermos felizes em todos os momentos, não somente em feriados ou ocasiões especiais.


*-*-*-*-*-*-*-*-
Srs Homens não tenham vergonha, trata sobre o câncer de próstata, e que por preconceito (ou ignorância mesmo), muitos homens deixam de fazer exames preventivos que poderiam lhes ser benéficos e evitar muitas mortes.